Ter um planejamento estratégico é essencial para o crescimento de uma empresa. Parte essencial desse trabalho é a definição de metas para os times, mas como deve ser feita a análise da meta de crescimento?
A meta é norteada pelas diretrizes de crescimento que a empresa almeja, e uma forma interessante de definir essa meta é criar cenários com base no lucro almejado.
Veja no exemplo abaixo o Dashboard de Análise de Sensibilidade desenvolvido pela Ellévti:
Este cenário representa uma empresa real do segmento de Distribuição (nome não divulgado), onde os Líderes decidiram as metas com base em lucro acima de 8 milhões. Após a simulação de alguns cenários, chegaram nas seguintes metas:
-Meta de crescimento por vendas: 5% a mais do que o ano anterior
-Meta de redução de custo na compra: 5% de redução
-Meta de redução do custo fixo: 2% de redução
Dessa forma a empresa terá clareza do que deseja, bem como os relatórios de Previsto X Realizado e caso seja necessário, recalculará a rota para atingir o objetivo.
Empresário, como você tem definido suas metas de crescimento?