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05 formas de uma ferramenta de Analytics otimizar o seu processo de vendas

Atualizado: 7 de jan.





Quando falamos do time comercial de uma empresa, a profissionalização desse colaborador tem passado por uma crescente exponencial, visto que ele é a ponte entre a Empresa e seus Clientes. E em se tratando de dados, uma ferramenta de Analytics é extremamente útil para apoiar o processo comercial, veja quatro aplicações logo abaixo:

- Segmentação da Carteira de Clientes

Dados importantes a respeito do comportamento do consumidor podem auxiliar a empresa a segmentar a sua carteira de clientes. Por exemplo, se a sua empresa é do segmento de vestuário e nota que há um aumento considerável de compra de roupas femininas e uma redução de compra de roupas masculinas, a empresa adaptará a produção desses itens com o seu fornecedor.


- Identificação do perfil do cliente ideal

Também é possível estabelecer um ranking para conhecer qual grupo de clientes é o ideal para a empresa, ou seja, aquela pessoa que mais traz lucro para a companhia. Neste momento outra ferramenta, associada à de Analytics se torna ainda mais crucial, é a Análise de Curva ABC. Em nosso perfil temos outro texto falando um pouquinho mais dela.

-Agilidade na prospecção de leads

Com o conhecimento do perfil de cliente ideal fornecida pelo uso de ferramentas de Analytics e o avanço de tecnologias atreladas ao inbound MKT os gestores comerciais conseguem ser estratégicos em traçar estratégias de prospecção de leads. O resultado disso é um funil de vendas mais cheio, um processo de vendas mais bem definido e aumento de resultados que culminarão em maior faturamento.

-Precisão na qualificação de leads gerados

Quanto mais se conhece o perfil do consumidor, maior será a possibilidade que esse lead cumpra a jornada de compra e se fidelize à empresa, pois suas preferências de compra são supridas por produtos e processos que o agradam.

-Avaliação em tempo real da estratégia

Quem atua no segmento comercial sabe muito bem o que é precisar recalcular a rota de uma campanha de vendas e ter dados atualizados em tempo real é decisivo para o sucesso de uma ação comercial.

Em qual dessas situações você gostaria de apoio de uma ferramenta de Analytics?

Ellévti I Inteligência em Negócios.

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