Buscar
  • ellevtinteligencia

4 motivos para você abandonar o uso de Dashboards em Excel

Atualizado: 7 de jan.



Se você está em um cargo mais estratégico ou se até mesmo é um Empresário, sabe quanto tempo é gasto de forma operacional para gerar os relatórios de análises estratégicas. Gasta-se tanto tempo para gerar os painéis de análise de meta comercial, performance financeira, evolução do EBTIDA que nem sempre a pessoa à frente dessa empresa tem tempo para analisar esse Dashboard e ser estratégico na tomada de decisão.

Se você é essa pessoa, vou te apresentar 4 motivos pelos quais sua produtividade pode aumentar se você abandonar o Excel para geração de Dashboards.


Possibilidade de perda de dados

Em empresas que estão iniciando no mercado, é comum que a gestão seja feita via planilhas de Excel, visto que são gratuitas e já familiares para alguns profissionais, porém há possibilidade de perda de arquivos. É comum as situações em que há perda de arquivos, situações em que os números dos departamentos são divergentes e até mesmo informações desatualizadas. Tudo isso pode levar a Empresa a tomar decisões estratégicas que prejudiquem a empresa, ao invés de fornecer crescimento.


Falta de confiabilidade dos dados

Ao ler o primeiro tópico, você deve ter imaginado ou se lembrado de alguns cenários onde alguns dados se perderam. Possivelmente você se sentiu menos ou seguro em relação a esses dados, não é mesmo?


Eis aí o segundo tópico a respeito do uso do Excel, a insegurança gerada no usuário devido à fácil manipulação da ferramenta.

Há situações em que alguns pequenos erros, como um zero à mais, ou uma regra errada podem mudar por completo a trajetória da decisão tomada partir daquelas informações. E, em se tratando de rumo de negócio, já sabemos que a direção é mais importante do que velocidade.


Alto custo de forma indireta

Se todos os meses a sua empresa realizar reuniões de fechamento de meta e alinhamento estratégico, certamente ela precisará de indicadores e métricas para tomada de decisão. Agora, imagina só você gastar horas e até dias para gerar os mesmos relatórios de acompanhamento todos os meses...


Possibilidade de integração quase inexistente

Dependendo do projeto, trabalhar de forma integrada é praticamente a condição para que ele exista. O Excel chega a permitir isso, porém com uma redução de suas ferramentas.

Quando falamos de integração dele com uma outra ferramenta de analitycs, é ainda mais complicado.

Por exemplo, ao utilizar planilhas para gerir parte da operação financeira, você precisará de uma planilha para gestão de custos, outra para controle de estoque e outra para fluxo de caixa. Só neste simples exemplo já são três arquivos que não conversam entre si, dificultando ainda mais o trabalho de quem precisa ter uma visão ampla do cenário da empresa.

Bons ERPs possuem o sistema de gestão integrado, o que facilita o trabalho de quem precisa ler esses indicadores.


Agora, vamos falar do cenário ideal e totalmente possível.

Já imaginou você ter todos os indicadores da sua empresa ao tempo de um clique?

A solução Ellévti para BI te entrega todos os dados da sua empresa, da maneira que você precisa ler.

Não gaste mais horas em relatórios, seja estratégico com a sua gestão do tempo e com o crescimento de sua Empresa.


Ellévti I Inteligência em Negócios.

7 visualizações0 comentário