Buscar
  • ellevtinteligencia

Como minimizar o risco de fraude financeira?

Atualizado: 7 de jan.



Se você é um Empresário ou atua diretamente na área financeira de uma empresa, essa dúvida certamente já passou pela sua cabeça, não é mesmo?




Olhando para uma Organização Empresarial, independente do Market Share ou segmento de atuação, o seu bem mais valioso são os Talentos, ou seja, a sua equipe de colaboradores. Entretanto, algumas empresas enfrentam decepções com fraudes financeiras causadas por colaboradores e isso impacta não somente em seus cofres, mas em toda a organização.


Veja a seguir algumas dicas de como minimizar o risco de fraude financeira:


Inclua a Inteligência Artificial em seus processos financeiros.

Se a IA consegue ter um movimento preditivo contra roubos e fraudes nos serviços financeiros, é porque o machine learning (ML) fornece a capacidade de aprendizado para o sistema. A análise e processamento das interações do usuário só podem ser definidos porque o ML atua para entender o comportamento.


Quando há uma ação que foge dos padrões identificados pelos usuários, o sistema consegue identificar o que está acontecendo. Então, a tecnologia utiliza um conhecimento adquirido previamente sobre os dados da conta para promover uma maior segurança aos clientes do banco.


A partir do contexto de ameaça, a máquina consegue desabilitar uma ação criminosa e evitar fraudes em tempo real, rapidamente. O sistema precisa ter inteligência para agir com imediatismo frente aos ataques, para evitar que os invasores tenham sucesso nos objetivos. Isso porque o bloqueio tem um curto período para ser realizado.

Outra vantagem é que se torna mais fácil de identificar os criminosos, já que há mais facilidade de localizar o ponto de acesso de onde os bandidos acessam os dados.


Contrate terceiros para realizar a auditoria da empresa

Até mesmo a Auditoria Interna da empresa precisa passar por uma análise para evitar qualquer tipo de risco de fraude e manipulação e neste cenário, contratar uma empresa ou profissional qualificado é de extrema importância.

Neste cenário, uma Empresa de Outsoursing em Auditoria Financeira auxiliará a enxergar todo o cenário e também mostrará novas ferramentas de mercado para minimizar o risco da fraude.


Invista para ter uma excelente cultura organizacional

Vários estudos apontam que quanto mais feliz um colaborador está em sua atuação dentro de uma empresa, mais resultados ele tende a gerar. Novas ciências como a Psicologia Positiva, Neurociência e Psicologia Organizacional entregam ferramentas práticas para aumentar o engajamento, adequar o desafio ao talento do colaborador e em propiciar um ambiente ainda mais agradável.

É importante ressaltar que uma boa gestão de pessoas faz com que a cultura organizacional seja mais saudável do ponto de vista psicológico, o que pode naturalmente contribuir no cumprimento das normas, como a Lei Anticorrupção.


E você, como tem lidado com esse tema em seu ambiente de trabalho?

6 visualizações0 comentário