Buscar
  • ellevtinteligencia

ROIC e EVA, dois indicadores que você precisa dominar para alavancar sua empresa

Atualizado: 7 de jan.



Indicadores, métricas e KPIs são termos comuns na vida de um empresário, não é mesmo?

Entretanto, a nobreza da atuação de um Empresário de sucesso advém de ser estratégico e dominar a aplicabilidade desses indicadores.


Quando falamos de crescimento do negócio e aumento da fatia de mercado, dois indicadores perpassam as conversas, são eles o ROIC e o EVA. "O ROIC (Return On Invested Capital) também conhecido como “Retorno Sobre Capital Investido” é um indicador que avalia a rentabilidade do investimento aplicado pelos acionistas e credores na empresa." (“Como calcular o ROE E o ROI?”) Essa métrica considera tanto o capital próprio da empresa, como empréstimos e de terceiros. "O Valor Econômico Agregado (EVA) ou Economic Value Added é o lucro econômico de uma empresa em determinado período." (“O que é o Valor Econômico Agregado (EVA) e como analisar esse indicador - BCN Treinamentos”) Ele mede o desempenho financeiro da empresa e é calculado deduzindo o custo do capital investido do seu lucro operacional. Agora que os conceitos estão bem definidos, vamos às aplicações práticas desses dois indicadores.

Uma vez calculado qual é o ROIC da sua empresa, o Tomador de Decisões fará análises para saber qual estratégia é mais interessante para se alcançar o objetivo de crescimento.


Por exemplo, se o índice percentual é baixo, possivelmente a Empresa não obteve tanto lucro no período analisado e se ao contrário, o índice percentual for alto, é um sinal de que estão investindo tempo e energia de forma estratégica com o dinheiro dos acionistas e stakeholders.


Partindo do conceito básico de que qualquer investimento precisa entregar o seu máximo potencial de retorno, o EVA é um importante sinalizador de que a empresa tem aumentado seu valor de mercado ao longo do tempo. De forma simples, o EVA é um indicador que mostrará se a sua empresa é atraente para investidores e para os acionistas. Muitos outros indicadores são usados com o mesmo intuito, que é o caso do Lucro Operacional, o EBITDA e o NOPAT, porém eles não traduzem a geração de riqueza para o acionista, apesar de serem de extrema importância para o Negócio. (“O que é o Valor Econômico Agregado (EVA) e como analisar esse indicador - BCN Treinamentos”)



Quanto das decisões estratégicas de crescimento da Empresa são tomadas baseadas em números do Negócio?

31 visualizações0 comentário