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Seu vendedor te entrega lucro ou faturamento ?



A área comercial vem sendo significativamente impactada pela transformação digital e seus profissionais estão sendo cada vez mais forçados elevarem suas performances para atingir resultados esperados pelas empresas. Seja na venda física ou digital, é de suma importância que o vendedor tenha claro os seus indicadores, como CAC (custo de aquisição do cliente), LTV (Lifetime Value, que é quais produtos o mesmo cliente pode comprar) e ciclo de venda (qual o prazo médio que uma venda leva para ser concluída). Apesar de importantes para o bom andamento do departamento comercial, essas métricas por si só não mostram a performance do vendedor e principalmente, se o resultado dele é lucrativo.


Faturamento é todo dinheiro que entra para empresa através de uma compra. Já o lucro, é o resultado da subtração do faturamento menos os gastos. Ele ainda pode ser classificado em lucro líquido e lucro bruto, porém será assunto para um próximo momento.


Em nossas consultorias empresariais, notamos com certa frequência que as empresas tendem a reconhecer como destaque o vendedor que mais faturou e frequentemente deixam de olhar o lucro dos itens vendidos. O principal risco de não saber o ponto de equilíbrio de cada produto, é cair no abismo da venda com margem negativa de lucro. Quanto maior o valor da venda, maior será o prejuízo.

Por tais motivos, se faz necessário e importante que a empresa saiba qual vendedor entrega maior lucratividade e não apenas faturamento e uma ferramenta de Analytics consegue entregar essa informação em tempo real. Veja o exemplo abaixo:


A Ana Rodrigues foi a vendedora que mais vendeu em volume de faturamento, porém, quem mais trouxe lucro em suas vendas foi o Pablo Mendes. Saber essa diferença permite que o gestor comercial possa reconhecer seus talentos e principalmente, traçar metas estratégicas para aumentar o lucro da empresa.


A Ellévti pode te ajudar a ter esses indicadores ao tempo de um clique! Ellévti I Inteligência em Negócios

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